O que é o EIV? O Estágio Interdisciplinar de Vivências é uma atividade construída em parceria por grupos do Movimento Estudantil e Movimentos Sociais Populares do Campo. Nele se oportuniza que estudantes vivam durante sete dias com famílias camponesas, aproximando-os da realidade no campo no país de uma forma crítica.

Como funciona o EIV? O Estágio é dividido em três etapas: preparação, vivência e socialização. Na primeira etapa, em um centro de formação, são feitas dinâmicas e estudos que prepararão a turma de estagiários para suas vivências. Na segunda etapa, os estagiários são enviados para viver durante uma semana com famílias de movimentos sociais populares do campo situadas em diferentes locais do Rio Grande do Sul. Na terceira etapa, os estagiários voltam ao centro de formação e socializam suas experiências com o restante da turma.

Quem organiza o EIV-RS? A 7ª Edição do Estágio Interdisciplinar de Vivências está sendo construída pelo Levante Popular da Juventude, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelo Movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA), pelo Movimentos de Atingidos por Barragens (MAB).

Quem pode participar do EIV-RS? Devido ao conteúdo do estudo e sua rotina de atividades o EIV é voltado para estudantes universitários. Dito isso, estudantes de qualquer área do conhecimento ou etapa do curso podem participar da seleção.

Alguém pode participar mesmo sendo de outro estado brasileiro ou de outro país? Sim! Sí! Yes! Oui! Cumprindo os requisitos elencados anteriormente, pessoas de outros estados ou até de outros países podem participar da seleção. Sobre pessoas de países que não tenham o português como idioma natal, se pede uma compreensão mediana de nosso idioma para o bom aproveitamento do Estágio.

Existe algum tipo de seleção? Sim. Devido ao alto custo de realização do Estágio, a Comissão Organizadora é obrigada a limitar o número de vagas e, caso o número de inscritos supere o número de vagas, realizar uma seleção. Os critérios para essa seleção são a diversidade de cursos, a etapa do estagiário em seu curso e o gênero dos estagiários.

Qual o custo para participar do EIV? Pedimos uma contribuição de 30,00 que serão arrecadados durante o estágio para nos ajudar a custear os gastos com transporte e alimentação durante o estágio, lembrando que a contribuição não será critério de seleção. É possível que os estagiários tenham que pagar o deslocamento até o Centro de Formação onde ocorrerá a primeira etapa e depois o deslocamento de volta do centro de formação às suas cidades. Na primeira turma, o centro de formação será em Santa Cruz do Sul e na segunda turma, será em Piratini.

As pessoas podem escolher onde farão sua vivência? As ponderações dos estagiários sobre suas vontades em relação às vivências são levadas em consideração, mas essa é uma decisão que cabe apenas à Comissão Político-Pedagógica.

É fornecido algum tipo de certificado de participação? Sim. O EIV está inscrito como uma Ação de Extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e garantirá o certificado àquelas pessoas que dele participarem.

0 Responses to “Perguntas mais Frequentes”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: